Filosofia vs. Área de Integração
4 participantes
Filosofia vs. Área de Integração
Hoje fui uma palestra e falaram de filosofia ( escola secundária) e área de Integração (escola profissional, mais especificamente, eprosec, a escola que frequento ). O assunto foi: a filosofia é muito bláblá, muita teoria e área de integração tem teoria e pratica. Ok, mas que raio? Nunca tive filosofia na vida, mas pelo que sei é uma disciplina que pode ensinar-nos muito. Não iremos aprender filosofia só do 10º ao 11º ou 12º, mas sim ao longo de todo o nosso percurso na vida. Reparei que muitos acharam que: Escola profissional é muito divertido. O quê? a única diferença é que na escola profissional a relação entre formando e formador é completamente diferente da relação entre aluno e professor no ensino secundário. No ensino profissional ensinam-nos isso mesmo, a ser-mos profissionais. Cada área exige conhecimentos da parte dos nossos formadores, mas a prática somos nós que construimos. Enquanto o ensino secundário tem testes e trabalhos de 7 páginas e 30 que tem meses para fazer, e e a minha turma já teve que fazer 1 trabalho em 2 semanas sobre o grupo central do arquipélago dos açores, tendo o do meu grupo um total de 307 páginas. No ensino profissional EXIGEM de nós, até ao máximo. Há semanas que nem fins-de-semana temos devido a trabalhos. Eu estou num curso de turismo e fazemos circuitos de Inglês e Francês. Não é com folhas à frente, muitas vezes temos que decorar textos durante uma semana em ambas as líguas e muitas vezes passam por nós a falar-mos sobre a arquitectura, alguém importante cá e dizem: ah, que giro. Pois, mas os nossos formadores só nos orientam. Informações, textos, somos nós que pesquisamos, passamos sábados inteiros na biblioteca e quando esta fecha vamos para a casa uns dos outros acabar. Já aconteceu ficar com amigos meus na minha casa a fazer um trabalho até às 3 da manhã e professores entregarem montes de folhas e dizerem: dentro de 2 semanas quero um trabalho sobre isto. E lá fazemos, porque mais tarde iremos dar valor aos nossos formadores.
Com tudo isto, ensino regular e profissional são distintos, e notei diference entre alunos de escola profissional e da escola regular, diferenças como postura e visão do futuro de parte das escolas profissionais, tirando um ou dois da escola regular. Muita gente está na escola "Por estar", estão "numa boa", no ensino profissional tens 2 opções, ou abres os olhos para veres as coisas de outra maneira ou então és convidado para sair da escola.
Com tudo isto, ocorreu debate entre professores de escolas profissionais e regulares, fiquei triste por não terem andado à porrada lá dentro.
Como já referi, nunca tive filosofia, mas fiquei curiosa sobre esta disciplina.
Saber saber, saber ser e saber fazer é o fundamental da escola profissional.
Com tudo isto, ensino regular e profissional são distintos, e notei diference entre alunos de escola profissional e da escola regular, diferenças como postura e visão do futuro de parte das escolas profissionais, tirando um ou dois da escola regular. Muita gente está na escola "Por estar", estão "numa boa", no ensino profissional tens 2 opções, ou abres os olhos para veres as coisas de outra maneira ou então és convidado para sair da escola.
Com tudo isto, ocorreu debate entre professores de escolas profissionais e regulares, fiquei triste por não terem andado à porrada lá dentro.
Como já referi, nunca tive filosofia, mas fiquei curiosa sobre esta disciplina.
Saber saber, saber ser e saber fazer é o fundamental da escola profissional.
Re: Filosofia vs. Área de Integração
Filosofia é algo indispensável ao ser humano. Não só como poder comunicar de forma correcta com outras pessoas como também desenvolver o seu espírito crítico e que também possa corrigir os erros de outras pessoas. Por outro lado a Filosofia estudar como as coisas estão perante nós. E sim tenho Filosofia, antes cagava para a matéria simplesmente, não havia pachorra para olhar para aquilo, mas depois de ter explicação sobre a disciplina comecei ver as coisas com outros olhos e ter uma visão diferente do mundo. Portanto. Viva à Filosofia.
Onun- ALONE ADMIN
- Número de Mensagens : 8624
Exacto, se temos alguma disciplina é porque será fundamental para nós, não só para o futuro mas para crescer-mos como pessoas. Podemos ou não encontrar respostas para perguntas que parecem não as ter, poder escolher entre dois caminhos de pensamento, ajudar-nos a compreender o mundo talvez. Como já referi nunca tive filosofia, só A.I, que também fala de ética e moral como fala filosofia , presumo.
Filosofia aprendes muito mais do que Ética e Moral, mas mesmo muito.
Onun- ALONE ADMIN
Sim, acredito que sim, mas o problema é que há pessoal que "caga" nas disciplinas e mais tarde lixa-se e na palestra tavam sempre a interligar as 2 disciplinas e que na filosofia nao havia pratica como há no ensino profissional. a prática da filosofia é ao longo da vida, enquanto que a.i é para nos integrarmos no mundo do trabalhoNuno escreveu:Filosofia aprendes muito mais do que Ética e Moral, mas mesmo muito.
Tive filosofia e detestei, ainda bem que já acabou. (Foram 2 anos)
Mas é importante.
Mas é importante.
RT- Music = Peace
- Número de Mensagens : 7019
Localidade : Azores
eu sempre detestei Filosofia. e depois disso foi Psicologia, porra de disciplinas.
e sinceramente, se soubesse o que sei hoje tinha tirado um curso profissional, que é o que tem saida e se arranja um bom emprego rápido. mas não, a Filipa gosta de complicar. -.-
go Raqui.
e sinceramente, se soubesse o que sei hoje tinha tirado um curso profissional, que é o que tem saida e se arranja um bom emprego rápido. mas não, a Filipa gosta de complicar. -.-
go Raqui.
Curso universitário em Portugal = Desemprego
Onun- ALONE ADMIN
FilipaDream escreveu:eu sempre detestei Filosofia
Hehe, I'm not alone \o/
RT- Music = Peace
- Número de Mensagens : 7019
Localidade : Azores